Journal of Morphological Sciences
http://www.jms.periodikos.com.br/article/587cb4ac7f8c9d0d058b47e1
Journal of Morphological Sciences
Original Article

Proposal of teaching in anatomy applied to the muscle system

Proposta de ensino em anatomia aplicada ao sistema muscular

Habacuque, T.S.S.; Armond, E.E.; Pereira, C.S.; Silva, C.A.; Sousa, C.V.G.; Parada-Simão, T.R.

Downloads: 2
Views: 337

Abstract

Aims: To study the human anatomy is necessary the use of cadavers or, failing that, synthetic. However, in private educational institutions there is little availability of biological materials and synthetic, even if present, does not reliably represent the muscular structures, considering the origin and insertion points, muscle fascia, among other structures, which makes learning difficult discipline, because the practice is essential for the visualization and understanding of anatomical structures and their stratigraphy. However, this scarcity of material makes the charge to reflect on a possible solution. Thus the construction of the path of the muscles, sense of stratigraphy, bony attachments and muscle actions, through colorful ribbons, may account, together with the theoretical knowledge and accompanying anatomical atlas, the difficulty, because the student applies the concepts and constructs, permeating constructive learning. ListenRead phonetically. Material and Results: After generalities about theoretical basis of the muscular system, students were sent to work in the laboratory and divided into groups. We conducted the draw of striated skeletal muscles, which should be represented in its fixed point, mobile, and anatomic relationships with adjacent structures. For the development of practical activities each group proceeded to literature of the subject by means of anatomical textbooks and atlases of the institution’s own library, discussed the differences between them, determined, along with the teacher how best to follow the bibliography for that particular muscle. To build muscle paths were used natural and synthetic bone, colored ribbons and Scotch tape. Each group represented a different color with the muscle. Completed this assembly, made a presentation to the teacher and other colleagues from other groups. Conclusion: We found that the need for biological parts to the study of the muscular system is crucial in order to offer students the correct size of structures, since the synthetic material is flawed, for this system. However, it is important to note that the set of biological parts, artificial schema created and allowed the students correlate muscle, with the location, form and function by stimulating the senses of sight and touch, as well as perception, making them responsible for their learning, and make lessons more dynamic and interactive practices, but not replace the presence of biological parts and dissection. Keywords: Teaching anatomy; Colorful ribbons, Muscular System.

Resumo

Objetivo: Para o estudo da Anatomia Humana se faz necessário o uso de cadáveres ou, em sua falta, sintético. No entanto, em instituições particulares de ensino há pouca disponibilidade de materiais biológicos e os sintéticos, mesmo que presentes, não representam com fidedignidade as estruturas musculares, considerando pontos de origem e inserção, fáscia muscular, entre outras estruturas, o que torna complicado o aprendizado da disciplina, pois a prática é essencial para a visualização e compreensão das estruturas anatômicas bem como sua estratigrafia. Entretanto, tal escassez de material faz com que os responsáveis reflitam sobre uma possível solução. Assim, a construção do trajeto dos músculos, noção de estratigrafia, inserções ósseas e ações musculares, através de fitas coloridas, pode esclarecer, juntamente com o conhecimento teórico e o acompanhamento em atlas Anatômico, a dificuldade, pois o aluno constrói e aplica os conceitos, permeando a aprendizagem construtiva. OuvirLer foneticamente. Material e Resultados: Após embasamento teórico sobre generalidades do sistema muscular, os alunos foram encaminhados para trabalho em laboratório e divididos em grupos. Foi realizado o sorteio dos músculos estriados esqueléticos, os quais deveriam ser representados em seu ponto fixo, móvel e relações anatômicas com estruturas adjacentes. Para o desenvolvimento das atividades práticas cada grupo procedeu a pesquisa bibliográfica do tema por intermédio de livros textos e atlas anatômicos da própria biblioteca da instituição, discutiram sobre as divergências existentes entre os mesmos, determinaram, juntamente com o docente qual a melhor bibliografia a ser seguida para aquele determinado músculo. Para construção dos trajetos musculares foram utilizados ossos naturais e sintéticos, fitas coloridas e fita colante. Cada grupo representou com uma cor diferente o músculo. Finda esta montagem, fizeram a apresentação ao professor e aos demais colegas dos outros grupos. Conclusão: Constatou-se que a necessidade de peças biológicas para o estudo do Sistema Muscular é de fundamental importância, no intuito de oferecer aos alunos a correta dimensão das estruturas, uma vez que o material sintético é falho, para este sistema. No entanto, é relevante ressaltar que o conjunto de peças biológicas, artificiais e o esquema criado permitiram que os alunos correlacionassem o músculo, com a localização, forma e função estimulando os sentidos da visão e do tato, bem como a percepção, tornando‑os responsáveis pelo seu aprendizado, além de tornar as aulas práticas mais dinâmicas e interativas, embora não substitua a presença de peças biológicas e a dissecção. Palavras-chave: Ensino de anatomia; Fitas coloridas, Sistema Muscular.
587cb4ac7f8c9d0d058b47e1 jms Articles
Links & Downloads

J. Morphol. Sci.

Share this page
Page Sections