Journal of Morphological Sciences
http://www.jms.periodikos.com.br/article/587cb4ac7f8c9d0d058b47e0
Journal of Morphological Sciences
Original Article

Use of crosswords as an alternative strategy for teaching

Utilização de palavras-cruzadas como estratégia alternativa para o ensino

Bolina-Matos, R.S.; Alves, P.H.M.; Bolina, C.S.; Parada-Simão, T.R.

Downloads: 1
Views: 453

Abstract

Traditional methods of teaching as lectures and practices alone are no sufficient to attract and motivate students, especially those of evening courses. Thus, it is essential to search for innovative methods to facilitate the apprehension of knowledge by students. Most authors who advocate alternative methodologies for teaching, emphasizes that the main positive aspects of using these methodologies are in ease of implementation, without the need for laboratories and/or equipment, the lack of the latter being a reality in many institution. If the syllabus could be taught coupled to alternative methods of education were more likely to assimilate than theories loose and often transmitted in a manner incomprehensible and unattractive. The crossword are games widespread throughout the world. Possessing its own structure, they consist of a system of rules that impose a certain order. Cognitivism are used, encouraging the discovery, search and reasoning. The aim of this study was to apply this alternative methodology for teaching aiming to provide, thus, better quality of training of a professional creative and critical. For this purpose, always after the end of each class taught were asked to students, especially those of evening courses, to gather in groups to create crossword in order to build knowledge and assimilation of the subject matter of a relaxed and creative. From this, we observed the students more aware and involved with the construction of the game, tried to question some concepts and understand them. There was also a concern for extrinsic details, like the way it should be presented with the crossword and how best to organize the questions. The involvement of the student excites the same, since this student becomes an active subject of the process. Thus, we conclude that alternative methodologies coupled with traditional methods of teaching can make learning easier and more efficient. Keywords: methodologies, crossword, learning.

Resumo

Os métodos tradicionais de ensino em anatomia humana como aulas expositivas e práticas, isoladamente, não mais são suficientes para atrair ou motivar os alunos, principalmente àqueles de cursos noturnos. Desta forma, torna-se fundamental a busca de métodos inovadores que facilitem a apreensão dos conhecimentos pelos alunos. A maioria dos autores que defendem as metodologias alternativas para o ensino enfatiza que os principais aspectos positivos da utilização dessas metodologias estão na facilidade da realização, sem a necessidade de laboratórios e/ou equipamentos, sendo a falta destes últimos uma realidade de muitas instituições de ensino. Se os conteúdos programáticos pudessem ser ministrados somando-se às metodologias alternativas de ensino teriam maior probabilidade de serem assimilados que teorias soltas e muitas vezes transmitidas de maneira incompreensível e desestimulante. As palavras-cruzadas são jogos de grande difusão em todo o mundo. Possuidoras de uma estrutura própria, elas consistem em um sistema de regras que impõem uma determinada ordem. Utilizam-se do cognitivismo, incentivando a descoberta, a busca e o raciocínio. O objetivo deste trabalho foi aplicar esta metodologia alternativa para o ensino almejando proporcionar, desta forma, melhor qualidade na formação de um profissional criativo e crítico. Para esta finalidade, sempre após o término de cada conteúdo programático ministrado, solicitou-se aos alunos, principalmente aqueles de cursos noturnos, que se reunissem em grupos para criação de palavras-cruzadas a fim de construir o conhecimento e assimilação do assunto abordado de uma forma descontraída e criativa. A partir disso, observou-se os alunos mais participativos, atentos e envolvidos com a construção do jogo; questionam alguns conceitos e tentavam compreendê-los. Observou-se, ainda, uma preocupação com detalhes extrínsecos, como a forma que deveria ser apresentada a palavra-cruzada e a melhor forma de organizar as questões. O envolvimento do aluno desperta o interesse do mesmo, uma vez que este aluno torna-se sujeito ativo do processo. Desta forma, conclui-se, que metodologias alternativas somadas aos métodos tradicionais de ensino podem tornar o aprendizado mais fácil e eficiente. Palavras-chave: metodologias, palavras-cruzadas, aprendizagem.
587cb4ac7f8c9d0d058b47e0 jms Articles
Links & Downloads

J. Morphol. Sci.

Share this page
Page Sections