Journal of Morphological Sciences
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Journal of Morphological Sciences
Original Article

Virtual atlas of comparative neuroanatomy: an alternative tool for students

Atlas virtual de neuroanatomia comparada: uma ferramenta alternativa para estudantes

Marques, K.V.; Faria, E.F.; Oliveira, V.N.; Pinto, W.J.

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Abstract

Objectives: The advancements in nervous system research made difficult to differentiate the anatomical study from the multidisciplinary approach. In this context, it became important to elaborate a neuroanatomy atlas. The main objective is to bring together through pictures of anatomic specimens, information about different structures to serve as a basis for the academic study of the regional and general community and for the elaboration of undergraduate assignments. However, due to lack of human anatomic nervous system specimens at the Medical School of the Federal University of Tocantins we prepared an atlas of comparative anatomy focused on undergraduate education. Methods and Results: Pictures of human and animal anatomic specimens were taken from the collection of the anatomy laboratory from the Medical School of the University of Tocantins to do a comparative study with human neuroanatomy. This atlas will be available digitally on the platform of the site Anatomy Brazil (www.anatomiabrasil.com.br) to serve as the study basis of undergraduate students in health- related areas and the wider community. The atlas was split into the basic areas of neuroanatomy: spinal cord, brain stem, cerebellum, diencephalon, basal ganglia, cerebral cortex, meninges and central nervous system vascularization, and coronal brain sections. Conclusion: The creation of the virtual neuroanatomy atlas is an important educational tool to aid the practical anatomy classes, helping the student to study inside and outside the human anatomy lab.

Resumo

Objetivos: Quanto mais se estuda o sistema nervoso cada vez menos se pode dissociar o estudo anatômico da abordagem multidisciplinar. Neste contexto, se fez importante a elaboração de um atlas de neuroanatomia, cujo principal objetivo é o de reunir, através de fotos de peças anatômicas, informações sobre diferentes estruturas, a fim de servir de base para estudos acadêmicos da comunidade regional e geral, bem como para a elaboração de trabalhos. Entretanto, devido à falta de peças anatômicas humanas deste sistema na Universidade Federal do Tocantins no curso de Medicina, elaboramos um atlas de anatomia comparada com peças animais para uma melhor abordagem disciplinar e de ensino. Métodos e Resultados: Para a confecção do atlas de neuroanatomia foram retiradas fotos de peças anatômicas de modelos animais e humanos do acervo do laboratório de anatomia do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins para um estudo comparado com a neuroanatomia humana. Este atlas ficará disponibilizado digitalmente na plataforma do site Anatomia Brasil (www.anatomiabrasil.com.br) para servir como base de estudos para acadêmicos dos cursos da área da saúde e a comunidade em geral. O atlas foi dividido em seções para estudo, de forma a abordar as áreas básicas da neuroanatomia: medula espinhal, tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo e núcleos da base, córtex cerebral, vascularização do sistema nervoso central e meninges, cortes coronais do encéfalo. As peças foram doadas do frigorífico de Palmas de animais suínos e bovinos. O atlas contém além de fotos texto explicativo das principais estruturas anatômicas apontadas por alfinetes. Conclusões: A criação do atlas virtual de neuroanatomia foi uma importante ferramenta para auxílio educativo das aulas práticas de anatomia, auxiliando o estudo do aluno fora e dentro do ambiente de laboratório de anatomia humana.
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