Journal of Morphological Sciences
http://www.jms.periodikos.com.br/article/587cb4aa7f8c9d0d058b47d9
Journal of Morphological Sciences
Original Article

Analysis of human body knowledge of students in the 5th a, b, c and d of E. E. Inah de Mello: approach for museum of anatomy

Análise do conhecimento do corpo humano em alunos das 5ª séries a, b, c e d da E. E. Inah de Mello: abordagem pelo museu itinerante de anatomia

Brazil, G.R.; Santos, R.L.; Fonseca, C.M.S.; Pereira, T.S.C.; Rufino, M.; Castelucci, P.

Downloads: 0
Views: 318

Abstract

Objective: The knowledge of the human body is important in science classes for students of 5th series at public schools. This project aims to analyze the knowledge of human anatomy to students of the 5th A, B, C and D of the E.E. Inah de Mello and to give lectures and presentations by museum of anatomy to improve the knowledge on various body systems. Methods and Results: We analyzed students of 5th A, B, C and D of E.E. Inah de Mello (total n = 153, female students n = 75 and male students n = 78). We performed an initial assessment (initial collection of information) to know the level of knowledge students had about the human body. These data were analyzed by percentages of all students and divided by male and female. The analysis was divided in internal and external organs. The project was approved by the Ethics Committee for Experimentation with Human Beings by ICB/USP (Parecer 848/CEP de 08/07/2008). The human anatomy were carried out: 1) lectures of the human body and health presentations, 2) visits monitored to anatomy museum with plastics bodies. The analysis showed that the internal organs most cited by the total number of students were 12.7% heart, 11.91% brain and 11.61% lung; among female students organs most frequently cited were 13.43% heart, 12.31% brain and lung 11.94%; among boys were: 11.89% heart, 11.48% brain and 11.07% lung. Among girls the least cited were: ovary, pancreas, nerves and among boys the least mentioned were the cerebellum, trachea and spinal cord. The external organs most often cited by in total of students were 12.4% nose and eyes, 8.9% mouth and 11.32% ear, among in girls were nose by 11.26, 9.96% eyes, mouth and ear 9.09%. For male students the most cited were 14.29% nose, 16.43% eyes, 15% mouth and 6.43% ear. The least cited by girls were penis, elbow and to boys were chest/breasts, legs and hair. Conclusions: We conclude that the internal organs most cited among all students were brain, heart and lung and the external organs most cited were external ear, mouth and eye. These results show the importance of the project to report the organs cited by students and apply this knowledge to health. Support: Pro‑Reitoria de Pesquisa/Pre-iniciação/USP.

Resumo

Objetivo: O conhecimento do corpo humano é importante nas aulas de Ciências para alunos de 5ª séries nas escolas estaduais. Este projeto tem como objetivo analisar os conhecimentos sobre o corpo humano em alunos da 5ª A, B, C e D da E.E. Inah de Mello e, realizar apresentações com palestras e museu itinerante de anatomia com objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre os diversos sistemas do corpo humano. Métodos E Resultados: Foram analisados alunos das 5ªA, B, C e D da E.E. Inah de Mello, faixa etária 10 a 12 anos com total de alunos n = 153, sendo alunas do sexo feminino = 75 e alunos do sexo masculino = 78. Para obter o nível de conhecimento que os alunos tinham sobre o corpo humano, foi realizada uma avaliação inicial (coleta inicial de informações) sobre quais órgãos eles tinham sabiam. Estes dados foram analisados em porcentagens com todos os alunos e depois divididos por sexo feminino e masculino. As análises foram divididas em órgãos internos e regiões (órgãos) externas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em experimentação com Seres Humanos pelo ICB/USP (Parecer 848/CEP de 08/07/2008). Para introduzir as informações sobre anatomia humana foram realizadas as atividades: 1) palestras sobre o corpo humano e saúde e apresentações monitoradas ao Museu Itinerante de Anatomia com peças plásticas, no laboratório de Ciências da própria escola. As análises iniciais demonstraram que os órgãos internos mais citados nas 5ª A, B, C e D pelo total de alunos foram coração 12,7%, cérebro 11,91% e pulmão 11,61%; dentre as alunas do sexo feminino os órgãos mais citados foram coração 13,43%, cérebro 12,31% e pulmão 11,94%; dentre os meninos foram: coração 11,89%, cérebro 11,48% e pulmão 11,07%. E entre as meninas os menos citados foram: ovário, pâncreas, nervos 0,73% e entre os meninos os menos citados foram cerebelo, traquéia, medula espinhal 0,76%. Os órgãos externos mais citados pelo total de alunos foram nariz e olhos 12,4%, boca 11,32% e orelha 8,9%; pelas meninas foram nariz 11,26%, olhos 9,96%, boca e orelha 9,09%. Pelos alunos do sexo masculino os mais citados foram: nariz 14,29%, olhos 16,43%, boca 15% e orelha 6,43% e os menos citados pelas meninas foram: pênis, cotovelo 0,72%; os menos citados pelos meninos foram peito/seios, perna, cabelo 1,72%. Conclusões: Conclui-se que nesta faixa etária os órgãos internos mais citados entre todos os alunos foram cérebro, coração e pulmão, havendo prevalência por outro órgão dependendo do sexo, dentre os órgãos externos mais citados foram orelha, boca e olho. Com estes resultados mostra a importância do projeto em informar os órgãos mais citados nesta faixa etária, e pelo museu itinerante de anatomia poder melhorar o conhecimento de outros órgãos para os estudantes. Apoio: Pro-Reitoria de Pesquisa/Pre‑iniciação/USP.
587cb4aa7f8c9d0d058b47d9 jms Articles
Links & Downloads

J. Morphol. Sci.

Share this page
Page Sections