Journal of Morphological Sciences
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Original Article

Human anatomy distance learning – biomateria.xpg.com.br

Ensino à distância de anatomia - biomateria.xpg.com.br

Carmo, L.C.T.D.

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Abstract

Objective: To provide anatomy students of CEUMIH a tool be used to fix and reinforce classroom learning based in anatomical models photos, questions and answers commented. Methods and Results: SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - Integrated System of Academic Administration) has been used to upload and download anatomy subjects as tex, photos, vídeos and foruns. The website www.biomateria.xpg.com was arrangement and assembly using the Microsoft FrontPage and free Internet service provider www.xpg.com. Questions and answers commented database was creates using Half-Baked Softwares’s Hot Potatoes, a free software derived from www.halfbakedsoftware.com. During one month, the web site have 135 Internet access to a total of 128 students. This shows that each students have one access, on average, the site. Two months later was cheked 286 internet access. Conclusions: The access and use of this website has immediate acceptance. It provided educational material acessed any time. The teacher and students will use distance learning to keep up to date with the latest innovations. Websites must be dynamics and interactive to attract students. It is the duty of the teacher to ensure that this happens. Bibliographic: Ministério da Educação, Legislação e Normas da Educação à Distância no Brasil. 2005. Palloff, R.M e Pratt, K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. 2002. Financial support: Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUMIH).

Resumo

Objetivos: Fornecer aos alunos de anatomia dos cursos de graduação do CEUMIH uma ferramenta de estudo dos modelos anatômicos e exercícios com respostas comentadas para fixar o aprendizado em EAD. Métodos e Resultados: Utilizou-se o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) que gerencia a publicação de cronogramas, lançamentos notas e fóruns acadêmicos e que também é utilizado para envio e downloads de textos, fotos e vídeos. Para montagem do site www.biomateria.xpg.com.br foi utilizado o programa Microsoft FrontPage e publicado no provedor gratuito www.xpg.com. Para o banco de perguntas e respostas comentadas foi necessário o programa gratuito Half-Baked Softwares’s Hot Potatoes. O site ainda conta com fotografias de todos os modelos do laboratório, criando links tanto para anatomia sistêmica quanto anatomia segmentar. Links adicionais também foram acrescidos possibilitando a interatividade e ampliação dos conhecimentos. O site teve inicialmente 135 acessos após um mês de exibição para um total de 128 alunos. Isto mostra que cada aluno acessou pelo menos uma vez, em média, o site. Até o presente momento o site computou 286 acessos. Conclusões: Após a publicação do site a aceitação pelos alunos foi imediata, pois o número de acesso se mostrou coerente com o número de alunos.  Este material foi utilizado amplamente como material de estudo e de reforço propiciando ao aluno acesso a qualquer momento do conteúdo programático. Quanto mais cedo professores e alunos entrarem em contato com esta nova modalidade de ensino, mais cedo os paradigmas serão quebrados cabendo ao professor se atualizar e criar sites dinâmicos e mais interativos. Bibliografia: Ministério da Educação, Legislação e Normas da Educação à Distância no Brasil. 2005. Palloff, R.M e Pratt, K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. 2002. Apoio Financeiro: Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
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