Journal of Morphological Sciences
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Journal of Morphological Sciences
Original Article

Dissection workshop: a new tool for teaching human anatomy

Oficina de dissecação: uma nova ferramenta para o ensino de anatomia humana

Rocha, A.O.; Schwab, R.S.; Tormes, D.A.; Lehmann, N.; Canto, R.T.; Crespo, A.R.

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Abstract

Objectives: The purpose of holding a dissection workshop is to afford monitors from the discipline of human anatomy with the opportunity to learn the basic surgical techniques of anatomical dissection as well as provide a deeper knowledge of anatomy, thereby contributing to the formation of better qualified professionals. It also allows the preparation of quality anatomical specimens to be used as teaching material for practical classes in anatomy. Methods and Results: By means of a public notice and selection process, twenty monitors from the discipline of human anatomy were selected to participate in the Workshop. These students were organized into five teams. Under the guidance of course teachers, each group the dissected a different anatomical part according to the available cadaveric material (spinal cord, lower limb, upper limb, head and posterior abdominal wall) in the Laboratory of Anatomy. Appropriate surgical materials were used for dissection, such as Metzenbaum scissors, scalpel, forceps, retractors and needle holder. The workshops were held weekly and lasting 2 hours, making a total of 60 hours. At the beginning of each class a brief explanation (15-20 minutes) was given of the aims, techniques used and plans for addressing each area to be worked by the teams. Moreover, this space was also used by the monitors to dissect the cadavers to be used in the practical classes of regular undergraduate degree courses. All the participants that attended over 75% of the workshops received a certificate from the University, as an extension activity. The material produced by the teams was presented as scientific work (production of didactic material for teaching) during the UFCSPA Science Week. The excellent quality of the material produced has allowed the these parts to be used as a tool for undergraduate students from different colleges, in addition to being presented to members of the University and the general public during the exhibition “Museum of Anatomy”, which occurs annually in the University. Conclusions: In addition to functioning as an extension project which enabled participating students to not only further their knowledge of anatomy but also to learn surgical and dissection techniques, the Dissection Workshop proves to be of benefit to several elements of the University: students from different colleges in the health field have been provided with better parts for learning anatomy, the Discipline itself which expanded its collection of didactic materials, as well as the University which can show the general public how the donated bodies are used for teaching. The success of the Dissection Workshop held in 2010 has meant that it can be held annually in the second semester.

Resumo

Objetivos: A realização de uma Oficina de Dissecação visa oportunizar aos monitores da disciplina de anatomia humana o aprendizado de técnicas anatômicas de dissecação e cirúrgicas básicas, além de proporcionar o aprofundamento do conhecimento anatômico contribuindo, dessa forma, para a formação de futuros profissionais mais bem qualificados. Além disso, proporciona a confecção de peças anatômicas de qualidade diferenciada para serem utilizadas como material didático durante as aulas práticas de anatomia. Métodos e Resultados: Através de edital e processo seletivo específico, foram escolhidos vinte monitores da disciplina de anatomia humana para participarem da Oficina. Estes alunos foram organizados em cinco equipes. Sob a orientação de professores da disciplina, cada grupo realizou a dissecação de uma peça anatômica diferente de acordo com o material cadavérico disponível (medula espinhal, membro inferior, membro superior, cabeça e parede posterior do abdômen) no Laboratório de Anatomia. Foram utilizados materiais cirúrgicos adequados para dissecação, como tesoura de Metzenbaum, bisturi, pinças, afastadores e porta-agulha. Os encontros ocorreram semanalmente, com duração de 2 horas, totalizando carga horária de 60 horas. No início de cada aula ocorreu uma breve explanação (15-20 minutos) para orientação dos objetivos, técnicas a serem utilizadas e planos de abordagem de cada região, a ser trabalhada pelas equipes. Além disso, este espaço também foi utilizado pelos monitores para a dissecação dos cadáveres para as aulas práticas dos cursos regulares da graduação. Todos os participantes com freqüência acima de 75% receberam certificação da Universidade, como atividade de extensão. O material produzido pelas equipes foi apresentado como trabalho científico (produção de material didático para ensino) durante a Semana Científica da UFCSPA. A excelente qualidade do material produzido permitiu a utilização destas peças como instrumento de estudo aos alunos da graduação dos diferentes cursos, além de serem apresentadas ao público interno e a comunidade externa durante a exposição “Museu de Anatomia”, que ocorre anualmente na Universidade. Conclusões: Além de se apresentar como um projeto de extensão que possibilitou não só o aprofundamento do conhecimento da anatomia como também o aprendizado de técnicas cirúrgicas e de dissecação pelos alunos participantes, a Oficina de Dissecação proporcionou um ganho por parte de vários elementos da Universidade: os alunos dos diferentes cursos da área da saúde passaram a ter peças melhores para a aprendizagem da anatomia, a própria Disciplina que obteve um aumento em seu acervo de material didático, como também a Universidade que pode mostrar a comunidade externa como são utilizados os corpos doados para o ensino. O sucesso da Oficina de Dissecação ocorrida em 2010 possibilitou que esta passe a ocorrer anualmente, sempre no segundo semestre.
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J. Morphol. Sci.

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